Depoimentos

Depoimentos

Hilton Moraes Lima
Sócio e diretor-presidente da Biooleo (Feira de Santana-BA), refinaria de óleos vegetais e esmagadora de grãos. Fornecedora de óleo refinado para produção de biodiesel da Petrobrás Biocombustíveis

Nossa RJ foi muito bem conduzida, a condição das negociações aprovada foi excelente, e isso nós devemos ao conhecimento, à experiência, maturidade e tranquilidade dos profissionais da EXM. Nós, sem a presença deles, não faríamos nada parecido e isso foi muito valioso para nós! Na parte de gestão, temos um executivo da EXM alocado full time, que está à frente da operação. Essa co-gestão dos negócios tem trazidos bons resultados tanto no aspecto organizacional, quanto industrial e comercial. Além de estabilidade, o que nos permite pensar no futuro da companhia. Costumo dizer aos amigos empresários na Bahia que a RJ é um remédio amargo, mas funciona quando aplicado da maneira certa, na hora certa e com as pessoas certas, e o time EXM é formado por essas pessoas.

Jeferson De Zorzi
CEO da Sanen Engenharia, de Ribeirão Preto-SP, empresa do Grupo Leão Engenharia.

A atuação da EXM foi fundamental para o sucesso do turnaround de nossas empresas. Desde a elaboração do plano de recuperação judicial até a negociação com credores e bancos. Parabéns a equipe EXM! Muito obrigado por tudo!

Luiz Fernando Malosso Cavichiolli
Membro da terceira geração da família controladora da Malosso Bionergia S/A, de Itápolis-SP.

Após algumas tentativas de profissionalização da empresa, perdemos as rédeas da operação. Precisávamos de um choque de gestão sob pena de comprometermos as próximas safras. A EXM assumiu o comando e em menos de seis meses colocou a casa ordem, implantou ERP, PCM, compliance e enxugou a folha. Reverteu todos os indicadores e, em dois anos, tivemos recorde de moagem, de produtividade agrícola e de eficiência industrial. Toda a dívida foi renegociada sem que houvesse necessidade de RJ. Além disso, foi feita toda uma reestruturação societária-operacional, o que reduziu significativamente nossa carga tributária, tanto federal quanto estadual. Agradecemos a excelência, profissionalismo e a agilidade com que toda equipe EXM nos empenhou.

Wilson de Souza Alves
Sócio e CEO da Prismatic, de Sorocaba-SP, fabricante de vidros prensados para diversos segmentos.

A empresa estava em crise e restavam dúvidas quanto ao caminho a ser seguido. A análise diagnóstica feita pela EXM nos deu a certeza da recuperação judicial. Afinal de contas, precisávamos de um respiro de caixa principalmente para honrarmos com as rescisões trabalhistas. Outra questão que garantiu a continuidade da operação foram os acordos com os fornecedores essenciais - de óleo e gás. Fora as negociações com os trabalhadores e com a Caixa que, surpreendentemente, votou a favor do nosso plano. Até o Safra topou abrir crédito para nós na RJ. Como fruto desse trabalho, conseguimos promover um significativo ganho de eficiência na fábrica, com a robotização do processo produtivo. E hoje nos encontramos mais competitivos do que nunca!

Estefane Topanotti Teixeira
Fundador e CEO da Teixeira Têxtil, de Forquilhinha-SC, uma das maiores fabricantes de sacarias e fornecedoras de big bags para a indústria de açúcar e fertilizantes.

A equipe da EXM, com muita competência, nos proporcionou uma base segura e eficiente para enfrentarmos o processo de recuperação judicial. Isso viabilizou a reestruturação não apenas da dívida, mas também da operação e do negócio. Prova disso, é que hoje a empresa opera em sua capacidade máxima de produção e ainda conquistou a certificação ISO 9001 - quantidade E qualidade! Agradecemos à EXM pela significativa contribuição que nos fez alcançar um novo patamar em nossa trajetória!

Walter Geraigire
Ex-controlador da Poupafarma (antiga Drogaria Iporanga, de Santos-SP), um dos primeiros e bem-sucedidos casos de recuperação judicial, ajuizado em 2007.

Conheci a EXM em um momento da empresa em que precisávamos adequar a nossa estrutura de capital e profissionalizar a gestão. O processo de reestruturação passou por uma recuperação judicial, implantação de governança - o que nos fez enxergar em detalhe todo o processo - e culminou na venda da companhia para um fundo estrangeiro.
Tivemos um enorme sucesso, resultante do alto nível de comprometimento e competência do time da EXM. Valeu muito o investimento em face da total segurança em todas as etapas!

Aroldo Silva Amorim Filho
Presidente da Bonasa Alimentos S/A, com sede em Brasília-DF.

A assessoria da EXM foi fundamental no desenho da estratégia, no relacionamento, nas intermediações. Até no aspecto motivacional, pela tranquilidade e frieza com que conseguiram enxergar o negócio, diferentemente da gente. Gerou uma confiança muito grande, na avaliação dos contratos, identificação das armadilhas. E tínhamos o pessoal da EXM quase que full time aqui com a agente. Eu conheço outros empresários que não tiveram essa assessoria e sucumbiram. Eu, com toda a certeza, não conseguiria avançar se não fosse o apoio e estratégia da EXM.

João Carlos Ferreira
Sócio e diretor financeiro da Chiaperini Industrial, de Santa Rosa-SP, uma das principais fabricantes de compressores, lavadoras e ferramentas pneumáticas e elétricas.

A EXM nos ajudou muito já no início, para nos deixar mais à vontade e tranquilos, não conhecíamos nada de RJ, tínhamos muitas dúvidas, e essas primeiras conversas foram muito importantes. Nós sócios, imagine como a gente fica, ansiosos, preocupados. E a EXM, com a bagagem que tem, nos ajudou a manter o pé no chão. Foi um trabalho muito forte, de grande importância para que tivéssemos êxito em todo o processo.

Jorge Garcia
CEO da Bonasa Alimentos S/A, com sede em Brasília-DF.

Quem liderou todo o processo de negociação com os bancos foi a EXM, fez um excelente trabalho. Além disso, algo muito importante foi a credibilidade emprestada junto aos fornecedores, que estava muito deteriorada por parte da empresa. A EXM atuou como um filtro, canal de contato, assumiu muito bem esse papel de intermediário.

José Luis Felicio Filho
Presidente da VoePass Linhas Aéreas, com sede em Ribeirão Preto-SP.

A atuação integrada e efetiva da equipe da EXM no processo de recuperação da Passaredo foi um dos principais pilares para a retomada da empresa e a nova realidade que vivemos hoje.

Lucas Vilela
CEO da Erlan Foods, de Uberlândia-MG, tradicional fabricante de balas, doces e chocolates.

A EXM foi fundamental para que tudo acontecesse com muita excelência, desde o diagnóstico, decisão pela recuperação, aprovação e cumprimento do plano. Hoje já são 8 anos de parceria entre nós e um carinho imenso.

Marcelo Pádua
Diretor financeiro da Erlan Foods, de Uberlândia-MG, tradicional fabricante de balas, doces e chocolates.

Além do conhecimento técnico, eu precisava de gente que eu pudesse confiar. A EXM tinha experiência, pessoas que eu confiava e demonstrou muito comprometimento.

Rosalina Vilela
Presidente da Erlan Foods, de Uberlândia-MG, tradicional fabricante de balas, doces e chocolates.

A participação da EXM foi crucial e representou mais um grande aprendizado para a empresa inteira.

Regina Ruette
Diretora comercial do Grupo Sucroalcooleiro Ruette, de Catanduva-SP, vendido para a gestora norte-americana Black River em 2015.

O envolvimento emocional que a família tinha com os credores dificultava demais a negociação com todos e a EXM foi a solução para esse ponto.

Dr. Antonio Ruette
Fundador do Grupo Sucroalcooleiro Ruette, de Catanduva-SP, vendido para a gestora norte-americana Black River em 2015.

A atuação da EXM foi notável desde o começo. Sempre nos momentos difíceis, ela se apresentou firme, agindo na defesa de nossa empresa.

Escritórios

Nossa sede localiza-se em São Paulo, na JK, bem ao lado do Eataly. Boa parte do nosso staff está baseado em Ribeirão Preto, interior do Estado, região onde começamos a nossa história e continuamos fortes. Dispomos ainda de 2 filiais, uma em Curitiba, para atendimento à Região Sul, e outra em Salvador, para a Nordeste.